Manual do Marketing Esportivo: Lição 6 -
Licenciamento de marca: Lojas Oficiais
Uma ferramenta muito importante para os clubes grandes do Brasil (seja de qualquer esporte) é utilizar sua marca comercialmente. Ou seja, utilizar do seu nome, da sua fama, e dos seu público consumidor, para vender produtos licenciados e gerar renda disso para investir cada vez mais no esporte.
É algo quase banal comentar isso, mas no Brasil, isto até uns dois anos atrás, apenas alguns clubes de futebol possuiam suas lojas oficiais.
A importância de se ter uma loja oficial do clube é básica: Com os produtos vendidos, gera-se renda, ganha-se força de marca e também ganha-se um local para vender oficialmente todas as ações de marketing.
No Brasil, este processo no futebol vem sendo bem peculiar de cada clube. Em São Paulo, o clube que leva o nome da cidade (São Paulo Futebol clube), começou com uma megaloja em seu próprio estádio, o Morumbi:
Uma loja maravilhosa, possui arquivos do clube, um espaço onde você escuta os gols do clube, e principalmente muitos produtos que você só encontra lá.
Já o Corinthians, o clube mais popular de São Paulo, resolver abrir algo mais comercial, e vendeu sua loja como franquias. Assim, em menos de 2 anos o projeto foi um sucesso, foram cerca de 58 lojas abertas no estado de São Paulo. As lojas são lindas e todas possuem uma identidade visual maravilhosa, com a cara do clube:
O Corinthians usa as lojas para atrair torcedores com ações junto ao clube de futebol: Eles levaram a todas as lojas a taça do tricampeonato da Copa do Brasil, conquistado pelo clube este ano:
O Internacional, clube gaúcho, que possui 100 mil sócios torcedores, tem uma loja com a mesma cara do tricolor paulista, e utiliza seu sócios para divulgar sua marca. O Inter sabe usar muito bem suas ações de marketing:
Licenciamente, e lojas, o que é bom levar:
1. Utilizar a marca de um clube esportivo é essencial para gerar renda para o esporte e identidade com a torcida.
2. Sempre pensar que a loja oficial de um clube esportivo é exclusiva, mas outras lojas também podem vender seus produtos.
3. O espaço de uma loja, deve ser o clube esportivo como um mercado: A loja deve estar ambientada, caracterizada e familiariza com o clube e os torcedores.
4. Ter consigo uma marca exige cuidado, os vendedores, os gerentes, devem amar o clube e atender seu torcedores maravilhosamente bem.
5. Todos os produtos licenciados pelo clube devem ser da melhor qualidade possível. Os produtos são a imagem do clube.

Nenhum comentário:
Postar um comentário