terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Prêmio Fifa 2009 - A importância das categorias de Base.

Manual do Marketing Esportivo: Lição 7 -
Categorias de base: Estrutura da equipe.

Nesta semana aconteceu a premiação da Fifa de melhores atletas de futebol no ano de 2009. E algo muito interessante de ver naquele dia aconteceu: Os 5 melhores atletas do mundo no futebol masculino eram de times espanhois, são eles: Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Xavi (Barcelona), Kaká (Real Madrid) e Iniesta (Barcelona).


Ao analisarmos esta lista, podemos perceber a diferença básica entre os dois clubes gigantes da Espanha: O Real Madrid é um time vencedor e guerrido, e têm uma política diferente e atual no capitalismo: Eles formam seu time de jogadores comprados, na maioria das vezes, por um preço milionário formando seu time de estrelas.


Com certeza é uma formula vencedora, mais até quando é lucrativa?

Já o Barcelona, clube da capital catalã, possui uma política diferente, eles procuram jovens talentos para recrutar para suas categorias de base, assim eles formam o atleta desde o principio da carreira futebolística, e fazem dele um grande astro, e assim conseguem títulos, lucros, torcida e assim por diante. É o único clube no mundo que consegue manter um time de futebol profissional, com alto nível, sem necessitar de um patrocínio em sua camisa, vivendo da renda de estádio, da venda de jogadores e dos títulos que conquista. É uma formula mais lucrativa?


O que se pode tirar desse grande club, o Barcelona, é a importância que eles dão as categorias de base, eles tem ela como a principal ferramenta do clube de futebol da primeira divisão. Isso é uma lição para qualquer clube, de qualquer esporte, valorizar a categoria de base é fundamental para uma equipe de sucesso.
Aqui no Brasil, um recente acontecimento baseado em um clube que investe nas suas categorias de base, foi o time do Santos Futebol Clube no ano de 2002. O time já vinha formando um grande time em suas categorias de base, que no ano de 2002 subiram ao time profissional, e no mesmo ano conquistaram o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, aliados por Diego e Robinho, garotos da base com muito futuro:


Após os anos vitoriosos, os craques do time do Santos foram vendidos, e trouxeram lucro para o clube, então o que o clube fez? Resolveu investir novamente nas categorias de base, criando CT´s de treinamento para a categoria de base, para que assim formem novos grandes atletas, e continuem vencendo campeonatos e trazendo lucros para o clube:


No Brasil, o clubes já descobriram a importância de uma categoria de base forte, mais ainda existem esportes que a infra-estrutura para uma categoria de base é precária, além de existir esporte que nem existe categoria de base.
Isto vem desde a política do Brasil, e assim por diante. Mas investir nesta categoria é investir nos jovens, investir no futuro da população.
Uma marca, investir em um campeonato de categoria de base, é investir em futuros consumidores:


A importância das categorias de base:

1. Formam grandes atletas e grandes equipes.

2. Pode ser a base de lucros de uma equipe.

3. Instrui/Estimula jovens a praticarem o esporte.

4. Marcas patrocinadoras de categorias de base conquistam futuros consumidores, prolongam seu ciclo de vida e de seus produtos.

5. Mantém o esporte em alto nível no país.

6. Mantém o futuro do clube/equipe vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário