Manual do Marketing Esportivo: Lição 2 -
Grandes Projetos para basear um manual
Todos conhecemos a Petrobrás, a maior empresa nacional e orgulho mundial brasileiro (apesar de algumas falhas que ela apresenta). Mas, o que mais se pode pontuar na Petrobrás é seu investimento social no Brasil, principalmente no esporte. São muitos os esporte que ela participa e incentiva (foi a primeira "ajuda" da escola de esporte da Metodista, citada no post anterior), desde Futebol, Futebol Feminino, Handebol, Surf, Esportes a motor, entre outros.
A principal atuação da empresa frente ao esporte é o incentivo da pratica do mesmo, ou seja, ela organiza campeonatos, geralmente regionais, e faz disso o incentivo ao esporte como pratica cidadã. Um dos primeiros esporte (e hoje parece ser o mais forte em atuação) foi o Handebol. A Petrobrás já foi patrocinadora oficial da seleção Brasileira de Handebol, patrocinadora de grandes clubes e hoje atua com um campeonato nacional de Handebol a "COPA PETROBRÁS DE HANDEBOL":
Além da organização do campeonato, a empresa petrolífera também organizou concursos para incentivar o torneiro: O Concurso "Mala do Time" incentivava os atletas a enviarem vídeos de seus amigos "malinhas", esses vídeos eram veiculados no site do torneiro. Em uma ação simples e prática, a empresa conseguiu "viralizar" o torneiro, divulgando ele mesmo por seus participantes.
Outro esporte, que tem tudo a ver com a empresa, é a campanha "PETROBRÁS NAS ONDAS", onde a empresa também organiza um campeonato nacional de surf, em três categorias: Feminino, Masculino e o Longboard Classic. A empresa trabalha dentro do mar (extrai petróleo do fundo dos mares brasileiros) nada mais justo incentivar um esporte que faz do mar o seu principal elemento:
Como a Petrobrás tem como seu principal produto o fornecimento de petróleo e gasolina, a empresa também é patrocinadora de um dos maiores esportes automobilísticos do mundo: A Formula 1. Diferentemente dos outros esportes (onde ela organiza campeonatos) a Petrobrás é patrocinadora e fornecedora de combustível da equipe Williams de Formula 1. É neste projeto que ela pode levar para o mundo sua alta tecnologia em fornecimento de combustíveis e também ganhar força de marca no mundo inteiro:
Completando a questão combustíveis, a Petrobrás patrocina diversos eventos a motor com os seus projetos "PETROBRÁS ESPORTE A MOTOR".
Finalizando, uma empresa brasileira não poderia deixar de lado a paixão nacional, por isso a Petrobrás (que esteve 9 anos patrocinando o clube de futebol: Clube de Regatas Flamengo) este ano organizou a "COPA DO BRASIL DE FUTEBOL FEMININO PETROBRÁS". Um esporte tão carente de patrocínio contar com a presença da Petrobrás foi fundamental para seu sucesso, que trouxe as melhores jogadoras do mundo para atuar em nosso país:
Em todos os projetos de marketing esportivo que a Petrobrás apresenta, fica algumas lições:
1. A empresa que pretende se envolver com projetos de marketing esportivo deve levar em consideração os projetos que tem a ver com a ativadade que ela faz, ou, ligue ela de alguma forma com o público que adere o esporte.
2. Envolver-se por completo em um projeto de esporte, criar interação do público com a empresa e o esporte ao mesmo tempo, é algo básico para que o projeto tenha sucesso.
3. Tornar o esporte algo como essencial na empresa, ao incentivar a pratica do mesmo, vale na questão: Uma empresa que possui um projeto de marketing esportivo, deve incentivar seus funcionários a também terem uma vida saudável.
4. Vale lembrar: Esporte é vida, uni as pessoas e o amor por quem o incentiva.

Nenhum comentário:
Postar um comentário