Manual do Marketing Esportivo: Lição 3 -
Aprendendo com esporte: Flamengo e Postos Ale.
33 milhões de torcedores no Brasil, muitos, muitos mesmo, títulos cariocas (atual tricampeão), campeão da libertadores, 6 vezes campeão brasileiro, e atual. Este é sim o Flamengo, time mais popular do Brasil (muitos Corinthianos como eu, contradizem isto), time de muita história, muitos ídolos e, principamente, milhares de consumidores. Quem percebeu isto? A empresa que vêm revolucionando as campanhas publicitárias de postos de gasolina: Os Postos "Ale Combustíveis".
Mais do que um patrocinador, a empresa vêm se tornando parceira do Clube de Regatas Flamengo. Antes mesmo de disputar qualquer título a empresa criou a comunidade "CIDADÃO RUBRO NEGRO". Isto se consta em um site onde todos os rubro negros se cadastram, em troca disso, concorrem a prêmios diversos:
Inteligentemente, a empresa patrocinadora "se colocou" em segundo plano nesta ação, afinal a Ale Combustíveis é o patrocinador do Flamengo, não dona dele. Enfim, a grande sacada publicitária é colocar-se como parceira real do time para que assim possa se ter uma boa impressão da marca, não que aquilo é algo publicitário imposto pela marca:
Ai vocês me perguntam: Isto não é mais uma ação de sócio torcedor (Falaremos nesta questão um pouco mais a frente em nosso manual)?
E eu te respondo: Não. O diferencial que a campanha vêm fazendo é a seguinte: O clube, junto a seu parceiro, está utilizando a principal forma de comunicação com seu público-alvo, está utilizando os jogadores e a comissão técnica para divulgar o programa. Já possui vídeo com o Técnico do time, com o Jogador, e etc. E tudo isso para divulgar algo que nenhum time ainda fez: Uma rede social da torcida.
Esta é sim uma forma do clube mensurar o poder que sua torcida possui, assim desta maneira, pode confirmar que possui a maior torcida do Brasil, direcionar promoções para eles e assim ganhar poder de fidelidade com seu consumidor e principalmente equity branding.
Os principais pontos desta ação proporcionados são:
1. Utilização de novas tecnologias para mensurar o número de torcedores: O Flamengo, juntamente com seu parceiro, criou uma rede social para os flamenguistas.
2. Parceria é parceria: Aqui o patrocinador principal do clube, Ale Combustíveis, posiciona-se como parceiro, e não como dono do clube, colocando sua marca em segundo plano, ganhando os olhos dos consumidores flamenguistas.
3. Comunicar-se com o público de forma direta: A utilização de atletas e comissão técnica em vídeos e propaganda é uma forma de falar diretamente com o público, tendo assim mais resultado perante a comunicação estabelecida.
4. Utilizar várias formas de comunicação para atingir todo o público de várias maneiras.
Enfim, parabéns ao Flamengo e a empresa Ale Combústiveis pelo excelente trabalho e exemplo feito.

Nenhum comentário:
Postar um comentário